quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Defensivamente quase perfeitos

No jogo de ontem, que colocou o Barcelona e o Leverkusen frente a frente na 2ª jornada da fase de grupos da liga dos campeões, assistimos a uma jogada defensivamente incrível por parte do alemães, que num contra-ataque da equipa espanhola, de contenção a contenção, o trabalho de coberturas e algumas permutas posicionais, conseguiu atrasar a jogada de ataque do adversário, apenas no último momento do lance, um dos jogadores cometeu um erro e permitiu o remate à baliza de Leno, mas a bola saiu ao lado. Apreciem este momento!







Hino ao futebol moderno

Guardiola é um génio, disso não há dúvidas. Quando um génio encontra individualidades capazes de passar para o terreno de jogo as suas ideias, surgem golos como o seguinte.


Este golo é um hino ao futebol moderno. Thiago entrelinhas joga em Douglas (fora do bloco) que devolve a Thiago (dentro do bloco), esta sequência de passes desmonta a defesa do adversário, e com genialidade deixa Lewandowski na cara de Eduardo. Resta referir que tudo isto se passou no corredor central, corredor esse subvalorizado por muitos treinadores em equipas de topo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Brasil da pátria amada

Ofensivamente não há qualquer tipo de dúvidas que Marcelo e Daniel Alves são dos melhores do mundo nas suas posições. No entanto, os laterais também precisam de defender e tomar decisões sem bola.

O mesmo erro foi cometido pelos 2 laterais brasileiros e ambos acabaram em golo do adversário.

Começando pelo Real Madrid em que a culpa não é apenas de Marcelo mas é nele que tudo começa.




São estes "pormaiores" que fazem de JJ um dos melhores treinadores em que as suas equipas sabem quando têm de temporizar defensivamente e utiliza as permutas para equilibrar a linha defensiva.

Passando agora para o Barcelona.
A abordagem ao lance de Daniel Alves está ao nível de jogadores da distrital. É inconcebível que um jogador a este nível tente ir "à queima" sendo o último homem da defesa.





Never forget...







Temporizar não é apenas com a bola que se faz. É importante que os jogadores percebam quando podem pressionar ou esperar ajuda obrigando o adversário a retardar a decisão e, preferencialmente, condicionando-o o espaço interior.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Demasiados erros para uma equipa de topo


O jogo da jornada 6 na liga francesa colocou frente a frente o Marselha e o Lyon. O resultado terminou com 1 golo para casa lado, mas com a quantidade de erros defensivos que cometeu o Marselha, é apenas por demérito próprio que o Lyon não venceu este jogo. De referir que a equipa do Marselha jogou 45 minutos com menos 1 jogador.
Vejam alguns dos incríveis erros cometidos por parte da equipa treinada por Míchel.

Lance do 1º golo (antes da expulsão)






2º lance (após expulsão)






O resultado final é que fica, mas estes erros vão voltar a acontecer. Estaremos atentos!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Entretanto na II Liga Portuguesa...

Daniel Podence abriu o ativo no jogo Freamunde vs Sporting B num lance muito consentido pela defesa da equipa da casa aliada com a qualidade individual do jogador do Sporting.





Sporting vence e partilha liderança com o Porto


Esta vitória do Sporting resume-se a um lance inteligente por parte de Carlos Mané e Freddy Montero, que com umas simples movimentações e 2 passes, rasgaram por completo a organização defensiva do Nacional.
Jogar dentro e fora do bloco destrói qualquer equipa e é um dos maiores sucessos do futebol moderno.






Só por este golo, valeu a pena o bilhete.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Clássico

Ontem foi dia de FC Porto vs SL Benfica e longe vão os tempos em que ambas equipas davam um recital de bem defender.

A começar pelo golo.





Os lances de maior perigo do SL Benfica surgiram em cantos que o FC Porto insiste a defender H-H.


Num dos lances de perigo do FCP podemos observar a falta de coordenação defensiva da equipa do SLB e o atentado ao principio da concentração.





No lado do FCP fica a má organização defensiva no momento de um cruzamento de Gonçalo Guedes.


domingo, 20 de setembro de 2015

A classe de Markovic


A inteligência de Markovic bem demonstrada no lance de golo do Nani. Perfeita a exploração do espaço interior, o Sérvio consegue arrastar consigo meio mundo e libertar para o Português que remata colocado para o fundo da baliza.








Será que vamos voltar a ver uma grande temporada deste talento? A Inteligência e a Criatividade são o nome do meio do jogador emprestado ao Fenerbahçe (que jeito vai dar ao Vítor Pereira!)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

"A equipa não esteve bem do ponto de vista defensivo"

Foram estas as palavras de Jorge Jesus no final do jogo.
Infelizmente, nas competições europeias, todos os "pormaiores" são aproveitados ao máximo pelas equipas e quem erra menos, mais hipóteses tem de sair vitorioso. 

As seguintes imagens/vídeo demonstram os erros posicionais da equipa do Sporting no 2º e 3º golos sofridos.






No terceiro golo dos russos temos como principal culpado Jefferson ao dar o espaço interior ao adversário que com a sua qualidade individual fez o resto.