sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Simplicidade brilhante do Wolfsburgo

O 2º golo do Wolfsburgo na vitória sobre o Manchester United por 3-2 é o melhor exemplo simplicidade e magia no mesmo lance. Uma simples tabela com o apoio frontal à entrada da área adversária (deixando a última linha defensiva do Manchester para trás) e bastou Vieirinha acompanhar a jogada e finalizar de forma simples a passe do génio Draxler que quando recebeu a bola, ainda longe da área, procurou sempre atacar o espaço interior e isso fez toda a diferença.  

Vejam vocês!











quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Controlo de profundidade vs Encurtamento de espaços - Sporting CP

Goste-se ou não de JJ como homem, a verdade é que como treinador há poucos como ele. A forma como incute comportamentos defensivos (e ofensivos também) de top às suas equipas demonstram isso bem.

Há situações que passam em claro aos comuns dos espectadores pois os seus olhos estão sempre onde a bola se encontra, no entanto, o jogo de futebol é disputado por onze elementos contra onze e os comportamentos realizados por todos eles e a sua coordenação coletiva, no final do dia, é que vai fazer a diferença.

Assim sendo, peço aos caros leitores do blog que nos próximos GIF's para além de olharem para a zona da bola, que se centrem também na linha defensiva do Sporting CP.




Em duas situações, a equipa do Sporting CP, encurtando o espaço, conseguiu deixar dois jogadores do SL Benfica fora do lance. 
Na primeira imagem muito bem trabalhado o controlo da profundidade quando o adversário tinha hipóteses de colocar a bola nas costas da defesa e redução de espaço quando o adversário se encontrava pressionado. Apoios sempre bem direcionados.

Na segunda, intensidade de William a condicionar o passe para o espaço interior do jogador do SLB, no entanto, Jefferson e a sua já habitual contenção a dar o espaço interior ao portador da bola e que até podia comprometer todo o trabalho realizado pela linha defensiva.


No próximo GIF temos a equipa do SLB a levar a bola de um lado ao outro e a equipa do Sporting a reagir tendo como referência a bola. A linha defensiva sobe e desce (encurtamentos de espaço e controlo de profundidade) consoante a situação do portador da bola, os apoios sempre bem orientados.


Mais uma vez a referência é a bola.


Bola fora da área, subida rápida de toda a equipa.



Todos os Gifs apresentados são fruto de treino. É lá onde tudo é preparado para que a equipa responda coletivamente aos problemas encontrados nos jogos. E no treino, JJ prepara as suas equipas como poucos.



terça-feira, 1 de dezembro de 2015

1ª fase de construção do SLB e SCP

Primeira fase de construção. É a partir deste momento que começamos a criar desequilíbrios aos adversários quer seja com o posicionamento/movimentos dos nosso jogadores sem bola ou através da decisão do portador da bola. É o momento em que começamos a construir o nosso jogar e iniciamos o caminho para o objetivo: o golo.

Neste contexto decidimos observar a primeira fase de construção de SL Benfica e Sporting CP.

SL Benfica




Laterais pouco profundos, muita gente atrás da linha da bola e pouca no bloco adversário. Falta de linhas de passe de progressão de forma apoiada.





Pouca paciência nesta fase, procura rapidamente o passe a explorar a profundidade. Tanto que até dá para os jogadores explorarem a mesma linha de passe e tropeçarem um no outro...

Centrais com possibilidade de transportar a bola, obrigar a sair alguém na pressão e começar a criar desequilíbrios mas preferem o passe ainda fora do bloco adversário onde não se faz mal a ninguém.



Sem ideias, sem soluções...




Sporting CP

Um só Gif para mostrar aquilo que, no nosso ponto de vista, deve consistir a primeira fase de construção:

Criação de condições para sair a jogar pelo cental;
Este transportar a bola para obrigar um adversário a sair na pressão;
Laterais projetados;
Linhas de passe próximas, dentro do bloco adversário e também em profundidade;
Se não dá num lado, procurar outros caminhos;