sexta-feira, 5 de maio de 2017

"Não entres à queima!!"


Se nos focarmos no feedback que o treinador envia para os seus jogadores no futebol de formação durante os jogos, conseguimos criar um top de frases mais ditas e retirar muitas pérolas.
O "Não entres à queima!" é, provavelmente, a que consegue ficar em 1º lugar. Fim-de-semana após fim-de-semana, jogo após jogo, lá está o treinador a dizer ao seu atleta: "Não entres à queima, pá!" e, muitas das vezes, lá fica o miúdo a olhar para ele e a tentar decifrar o que quer dizer com aquilo. 

Já lhe ensinaste, pelo menos, o contrário da frase que dizes? Saberá ele a posição base da contenção? Saberá ele em que contextos deve/pode tentar o desarme ou fazer contenção?

Pegando nesta frase devemos reter duas coisas:
1º Se o teu atleta aborda os lances dessa forma ou é porque nunca lhe ensinaste o contrário dessa frase - contenção - ou então no processo de treino não está a ter os estímulos corretos para conseguir mudar o chip e melhorar esse aspeto do jogo.

2º Experimenta utilizar o feedback positivo e diz-lhe o que ele DEVE fazer em vez do que ele NÃO DEVE fazer: "Na próxima vez utiliza a contenção!".  Isto porque muitas das vezes dizes para ele não fazer certo tipo de coisas e ele, se não pode fazer aquilo, fica sem saber o que deve/poderia fazer nos diferentes contextos.

Portanto, da próxima vez que disseres ao teu atleta para não abordar um lance daquela forma, lembra-te que o principal responsável por isso acontecer és tu.

PS. Na próxima semana falaremos do "Epa, não inventes!".

Sem comentários:

Enviar um comentário