quarta-feira, 3 de junho de 2020

Percentagem de acerto no passe vs Critério

O futebol é um jogo de acertos, de percentagem de sucesso, de golos e há vários anos que esta temática surge em conversas, formações,...
Todos ouvimos as histórias que nos contam sobre os fantásticos médios defensivos nórdicos e as estatísticas incríveis em termos de passes certos.
Aos poucos esta estatística foi sendo desmistificada, reduzida a aquilo que ela vale. Vale o valor que lhe dermos e apenas isso.

De que vale num jogo de futebol termos o domínio da posse de bola se essa posse resulta em passes para o lado e para trás? Jogando sempre fora do bloco adversário e nunca procurando incomodar os movimentos entre setores da equipa adversária? O que fazemos nós com tanta posse de bola se nunca for para ferir a organização defensiva do adversário?

Será sempre mais seguro jogar para o lado e para trás, mas será jogar seguro sempre o mais sensato?

Existem muitos jogadores que apresentam em termos estatísticos uma percentagem de acerto de passe abaixo de outros, apenas e só porque arriscam mais. Arriscam mais porque percebem a dificuldade do sucesso, mas também sabem que aumenta exponencialmente o probabilidade do sucesso acontecer.



"A posse de bola é apenas um método para organizar a equipa e desmontar o adversário" Pep Guardiola (2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário