quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Corredor central vs corredores laterais - Eliseu Defensivamente

O campo de futebol está dividido em 3 corredores: 2 laterais e um central. No corredor central é onde se encontram as balizas. Assim sendo, quando a nossa equipa não tem a posse de bola esse deve ser o corredor a proteger e, se possível, levar o adversário a jogar nos corredores laterais (onde há menos linhas de passe), criar zonas de pressão para recuperar facilmente a bola e com menos risco tendo em conta que o adversário se encontra no corredor mais distante da nossa baliza.

Neste sentido, custa-me perceber como é que equipas que disputam a UEFA Champions League, que treinam todos os dias, têm à disposição todo o tipo de software de observação e análise e condições top conseguem ter jogadores a cometer erros tão infantis.

Este foi o segundo golo sofrido pelo SL Benfica no jogo de hoje contra o Galatasaray.


 A bola vai entrar precisamente entre Jardel e Eliseu.



Este é o lateral esquerdo que, provavelmente, será titular na seleção portuguesa no Euro 2016. Será que até lá, e depois de mais este golo, alguém lhe vai ensinar a defender corretamente ?


7 comentários:

  1. Eliseu mal, certo. Mas Jardel também não está melhor, deveria estar a ocupar o espaço bem mais a sua esquerda… e o 1º defesa tem de perceber que não está a fazer oposiçao por fazer, tem de condicionar e estar entre a bola e a baliza!

    ResponderEliminar
  2. concordo a 100 por cento com este post! Ainda para mais contra equipas que jogam com 2 pls, o lateral não pode deixar nunca que, em momentos onde a bola está descoberta e pode andar pelo meio, seja o Defesa central a ter preocupações com o Pl! Eu acho que o jardel está bem posicionado, está é dividido pelo PL do lado direito e pelo Nº10! Por causa do Eliseu, antecipar para o Jardel fica impossivel, nunca vai poder sair no 10 e vai ter que fazer o que fez: deixar rodar e esperar que saia passe no PL que ele está a controlar e que a equipa seja rápida a reorganizar-se! Mas é a minha opinião, vale o que vale

    ResponderEliminar
  3. 1º Anónimo - Se o Jardel estivesse mais á esquerda a compensar o desposicionamento do Eliseu, em vez de 1 estavam 2 jogadores mal posicionados. E o Luisão ficava numa situação de 1x2 no corredor central.

    ResponderEliminar
  4. desculpem la, o que falamos aqui é de ocupação de espaço fora do centro de jogo, e para mim, nas minhas equipas, o central ali devia estar entre a bola e a baliza, 2/3 mais a sua esquerda, para ser pro-ativo e não re-ativo, independentemente do posicionamento do colega.

    ResponderEliminar
  5. Ajudava imenso pressão no portador da bola para não conseguir bater para as costas da defesa. Com a bola descoberta há que baixar e rodar os apoios para a baliza para estar pronto a garantir a profundidade defensiva e chegar sempre primeiro a esta bola:

    Nem me lembro do lance, mas aposto que o Eliseu não pegou numa mota e foi dar cobertura ao Jardel "jogador depois de ultrapassado deve ir para cobertura".

    ResponderEliminar
  6. A nossa preocupação deve ser sempre ter o corredor central protegido para se evitar lances como este. Há tempo para reagir quando a bola chegar ao corredor lateral, não é necessário tentar antecipar o lance como fez, com as consequências que se sabe, Eliseu.

    Bergkamp, como podes ver na 3ª imagem a preocupação do Eliseu, após ultrapassado, nunca foi a cobertura.

    ResponderEliminar
  7. Então o Coentrão não vai ao Euro? Agora assustei-me.

    ResponderEliminar