quarta-feira, 29 de março de 2017

Influência do contexto de crescimento no desenvolvimento dos jovens



Muitos são os meninos que encontramos nos escalões de formação que almejam chegar a profissionais, conquistar a Champions e o mundo com o seu futebol mas poucos são os que lá conseguem chegar.
Existem vários fatores que condicionam a possibilidade dos jovens conseguirem atingir todo o seu eventual potencial. Desde logo a região onde nascem, o contexto familiar, as vivências de outras práticas desportivas, os treinadores que encontram ao longo da sua formação, a qualidade de processo de treino, o nível competitivo onde jogam/treinam, características físicas e psicológicas individuais, etc.

Há uns dias, via a entrevista de Mário Jardel ao Porto Canal e, a certa altura o entrevistador introduziu na conversa o facto de Jardel ter praticado Voleibol em jovem. Ele não desenvolveu bem o tema, no entanto, esta prática ajudou-o e muito a tornar-se o jogador que foi. Para quem não sabe, Mário Jardel foi um dos grandes goleadores que passou pelo futebol português e a sua maior arma era o jogo aéreo, sendo um jogador letal de cabeça.

Para além dos seus 1,88m, o treino no voleibol - muito à base de saltos (pliometria) - ajudou-o a desenvolver uma capacidade de impulsão grande (cerca de 70cm segundo a entrevista), o que lhe dava uma enorme vantagem.
A prática desta modalidade também o ajudou na capacidade de ler as trajetórias da bola para que pudesse estar sempre o local certo nos cruzamentos dos colegas.
Outro ponto importante mencionado na entrevista foi o facto de Jardel cabecear de olhos abertos e assim poder decidir até ao último contacto com a bola onde a colocar consoante a posição do guarda-redes, algo muito próximo do remate no voleibol onde ele tinha de ter noção do espaço onde colocar a bola consoante os posicionamentos dos adversários até ao último momento.

Neste caso, o contexto que adquiriu na prática de outra modalidade ajudaram-no a desenvolver características ideais para um jogador de área. O facto de naquele tempo o futebol viver muito do "ir à linha e cruza" fazia com que ele estivesse como peixe na água. 

São as diferentes vivências que influenciam as características dos jovens jogadores e que os permite, ou não, atingir todo o seu potencial. No caso do Mário Jardel tudo se alinhou para que ele pudesse ter o sucesso que alcançou, se em vez do voleibol ele tivesse ido para o andebol as características desenvolvidas teriam sido completamente diferentes e teríamos um Jardel diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário