quinta-feira, 23 de março de 2017

Tomada decisão - Superioridade / Igualdade numérica

aqui, há pouco mais de um ano, tínhamos abordado este tipo de situações que, não sendo muito recorrente, é importante que sejam aproveitadas com a maior taxa de sucesso possível por quem ataca.

No passado fim-de-semana, em dois jogos diferentes, tivemos exemplos de como não se deve abordar este tipo de ações.

Pegando no exemplo vindo do Boro vs Man Utd.  


Nesta situação, em claro 2x2, e nem em remate a jogada acaba. O porquê deste fim pode ser visto de duas formas:
1 - Rashford faz a desmarcação de rotura demasiado cedo, devia esperar a aproximação de Lingard com a linha defensiva e depois, consoante o contexto, podia servir de apoio para tabelar ou então procurar o movimento de rotura para arrastar cobertura e libertar espaço central.
2 - Contudo, Lingard tenta o passe que tinha poucas condições de ter o sucesso esperado. A movimentação de Rashford fez com que o obrigasse a decidir mais rápido sob pena de passar de um 2x2 para 2x1.


No segundo exemplo, o encantador AS Monaco de Leonardo Jardim, dispôs de uma situação de 4x1! Aqui ainda acabou em remate mas já em condições de menos sucesso.


Fabinho galgou metros (e bem!) tendo em conta que em nenhum momento conseguia fazer o passe que eliminasse o último adversário, contudo e mais uma vez, o timing de soltar a bola não foi o mais acertado.

O sugerido é que fixasse o defesa e soltasse no colega em potencial 1x0+Gr, e podia fazê-lo tanto para a esquerda como para a direita.  Ao passar no momento que o fez permitiu com que o defesa ainda condicionasse o remate de Lemar.
No meu ponto de vista esta foi a pior decisão que Fabinho podia ter até porque se queria soltar a bola naquele momento, o mais indicado era colocar no jogador que tem à sua direita tendo em conta os apoios virados do adversário e, provavelmente mesmo sem o fixar, colocaria o colega vs Gr.


Sem comentários:

Enviar um comentário